México

Riviera Nayarit tem 300 km de praias encantadoras

Bem pertinho de Puerto Vallarta, no México, está Riviera Nayarit, uma espécie de ‘nome fantasia’ para os 300 quilômetros de litoral do estado de Nayarit. Ali estão localizados diversos povoados, praias paradisíacas e lugares peculiares que merecem estar no seu roteiro de viagem.


Riviera Nayarit / Divulgação

A primeira parada obrigatória é Sayulita. O povoado de aura hippie é um dos mais animados da Riviera. Repleto de jovens que o procuram não apenas para praticar surfe, canoagem, mergulho e outras atividades aquáticas, mas também para aproveitar a agitada vida noturna do lugar.


Sayulita / Reprodução

Por todo canto é possível encontrar lojinhas de produtos diversos a preços incríveis. Ali você vai encontrar não somente os famosos vestidinhos mexicanos e bolsas bordadas a mão, mas também toda uma variedade de itens em homenagem à personagens simbólicos da cultura do país, como Frida Kahlo e Pancho Villa. Obviamente as onipresentes caveiras também estão em todas as prateleiras.


O comércio de produtos diversificado de Sayulita é uma das atrações do lugar / Divulgação

Em Sayulita, bares e restaurantes oferecem pratos locais e muitos frutos do mar a preços bastante convidativos. Aproveite também para experimentar uma deliciosa margarita de manga.

Outro destino imperdível, as Ilhas Marieta são arquipélagos que se formaram como resultado de atividade vulcânica há milhares de anos. Completamente desabitadas, fazem parte do Parque Nacional Islas Marietas, um dos maiores santuários de biodiversidade do México, localizado a poucos quilômetros a oeste de Punta Mita.


Ilhas Marietas / Tuka Pereira

Em 1900, o local foi utilizado para testes militares e as explosões originaram cavernas submarinas e formações rochosas. A mais curiosa (e bonita) delas é a Playa Escondida (“Praia escondida”, em tradução livre). A Praia Escondida somente é acessível apenas através de uma pequena fenda por onde os visitantes só conseguem entrar nadando ou de caiaque.


Praia Escondida / Divulgação


A deslumbrante Praia Escondida / Divulgação

Infelizmente, no momento esta maravilhosa praia está fechada pelo governo mexicano, pois devido ao grande número de visitantes, a procriação de várias espécies de animais que ali vivem estava começando a ficar comprometida.

Após grande pressão internacional liderada pelo cientista Jacques Cousteau nos anos 60, o governo mexicano transformou as Ilhas Marietas em um parque nacional e as protege contra a pesca, a caça ou outra atividade humana. O local é considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 2008.

Outro lugar para conhecer na Riviera é o povoado de San Francisco. Com apenas 1600 habitantes, o povoado também conhecido como San Pancho, é um verdadeiro convite à paz e tranquilidade. Por lá você não verá lugares lotados, filas de carros e nem mesmo os barulhos da ‘civilização’.


San Pancho e seu entardecer maravilhoso / Divulgação

O local, que parece ser blindado contra qualquer correria da vida moderna, é tão apaixonante que não é difícil encontrar pessoas que foram passar férias no vilarejo e acabaram ficando. Este é o caso de Nicole Swedlow, uma americana que não apenas decidiu criar seus filhos em San Pancho, como ainda fundou um projeto para melhorar a vida dos moradores.


A ONG Entre amigos fundada por Nicole Swedlow / Tuka Pereira

Em 2006 ela fundou o centro comunitário Entre Amigos, uma ONG que abriga biblioteca, laboratório de informática, salas de aula, oficinas de design ecológico, centro de reciclagem e loja onde artesãos locais vendem seus produtos.

San Pancho está rodeado pelas montanhas da Sierra Madre e sua praia possui areias claras com o mar ora suave, ora com ondas para agradar a qualquer surfista. As ruas de paralelepípedos somam ao aspecto de uma rara cidadezinha de interior. Nos quintais das casas há galinhas, nas ruas cachorros passeiam livremente e crianças se divertem.

Como chegar

Para chegar até Riviera Nayarit, a maneira mais simples é voar até a Cidade do México e de lá pegar outro avião para Puerto Vallarta. Do aeroporto o trajeto de carro até a Riviera é de cerca de meia hora.

Uma das companhia aéreas que disponibilizam voos diretos do Brasil para a Cidade do México é a Aeroméxico, empresa com a qual voamos. O trajeto é feito a partir de Guarulhos e tem duração média de dez horas. Da Cidade do México até Puerto Vallarta o voo é de apenas 1h30min.
estrela

Onde ficar

Dreams Villamagna – Localizado em Nuevo Vallarta, este hotel oferece suítes com vista deslumbrante para a Baía de Banderas. Algumas acomodações possuem, além de banheiras, jacuzzis na varanda. Mais informações aqui.

Serviço

Seguros Global Travel Assistance – Durante esta viagem a jornalista foi segurada pela Global Travel Assistance, empresa que atua há 25 anos no mercado de assistência de viagens. Consulte os serviços oferecidos aqui.

Tuka Pereira viajou a convite de Puerto Vallarta e Riviera Nayariti.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *