Europa

Restaurante em ônibus de dois andares leva turistas a delicioso passeio por Londres

Existem vários tipos de tours para conhecer os pontos turísticos de uma cidade, mas, embora bicicletas e segways tenham seu encanto, em Londres, uma novidade tem atraído muitos adeptos. O Bustronome (fusão entre as palavras ‘bus’, bistrô’ e ‘gastronomy’) é um restaurante adaptado em um ônibus com teto panorâmico de dois andares que oferece refeições chiquérrimas durante um passeio pela terra da rainha.

Elegante e confortável, o Bustronome London (pronuncia-se como ‘gastronomy’) promove food tours luxuosos pelos famosos pontos da capital inglesa. São três tipos de passeios/refeições: almoço, chá da tarde e jantar.  O almoço tem quatro pratos, dura duas horas e custa 67 libras esterlinas por pessoa (o preço muda para 87 libras esterlinas se incluir vinho). O chá da tarde tem cerca de duas horas de duração e custa 67 libras esterlinas por pessoa (78 libras esterlinas com champanhe). O jantar tem seis pratos, dura duas horas e 45 minutos e custa entre 107 e 148 libras esterlinas por pessoa (sem e com bebidas, respectivamente). Para crianças existem taxas mais baixas em cada refeição.

Caso esteja em dúvida sobre qual seria o melhor momento para percorrer a capital inglesa a bordo do Bustronome, a resposta é fácil: opte pelo jantar. A combinação entre Londres, um busão de dois andares, boa comida, vinho e a cidade no comecinho da noite é uma atração e tanto! Neste horário, é possível observar não apenas os pontos turísticos e o movimento de uma das metrópoles mais fascinantes do mundo, mas também ‘assistir de camarote’ às pessoas caminhando após o dia de trabalho. Divirta-se com os muitos olhares confusos dos transeuntes e também dos passageiros dos ônibus convencionais de dois andares que passam ao lado do restaurante ambulante. ‘Quem são essas pessoas tomando vinho e champanhe neste ônibus pomposo?” – é o que devem pensar.

No jantar a aventura começa no Victoria Embankment, às margens do Rio Tâmisa, às 19h15 ou 19h30. Durante o Verão, neste horário o sol ainda não se pôs e é possível ver o céu se transformar em pleno passeio: um belo espetáculo. A vista é privilegiada independente do lugar já que todas as mesas ficam no andar superior que possui teto panorâmico. No andar inferior estão a cozinha do restaurante e os banheiros.

Ao contrário dos tours convencionais, nos quais guias explanam sobre cada marco da cidade para todos os que estão presentes, o Bustronome usa um sistema diferente, bastante discreto. Através de um mapa interativo da cidade, as pessoas tocam no local de interesse com uma caneta eletrônica e em seguida a colocam no ouvido para ouvir as informações disponíveis. Desta forma, cada um escolhe se quer aprender sobre os pontos turísticos e não interagir com as pessoas ao redor ou conversar com todos e apenas apreciar a cidade emoldurada em uma paisagem bastante dinâmica. Mas é bom saber que há tempo para as duas coisas.O menu do Bustronome é modificado a cada dois meses e também há opções vegetarianas e veganas. Independentemente da escolha, todos os pratos são leves, muito bem apresentados, saborosos e perfeitamente harmonizados com os vinhos.

Como a refeição e a bebida são servidas durante o passeio, a primeira pergunta feita por 99,9% das pessoas antes de entrar no ônibus é a mais óbvia possível: como tudo se mantém na mesa sem cair com a movimentação do veículo?

Todos os copos e taças ficam dispostos em displays acrílicos feitos sob medida para encaixá-los perfeitamente e as louças e talheres ficam sobre um tecido de material aderente. Assim é realmente impossível – ou muito difícil – acontecer algum acidente, mesmo com os mais desastrados como esta jornalista que vos escreve: até o final da jornada algumas taças de vinho balançaram, mas nenhuma gota foi derramada, posso garantir.

Enquanto as refeições são servidas, o ônibus anda lentamente pela cidade, pois, afinal, o trânsito é o mesmo existente em qualquer grande metrópole do mundo. No entanto, a lentidão do lado de fora é até vantajosa para quem está dentro, já que através da cúpula de vidro do veículo vemos passar a Catedral de St Pauls, Tower Bridge, o Big Ben, London Eye, o Royal Albert Hall, o Parlamento, a Harrods, o Hyde Park e outros marcos imperdíveis da cidade.

O Bustronome começou em Paris, onde tem uma frota de três ônibus e em Londres existem dois circulando pela cidade. Para garantir o passeio é ideal reservar com antecedência.

Mais informações: www.bustronome.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *