Estados Unidos

Praia e diversão pertinho de Orlando na região de Clearwater e Saint Petersburg

Todo destino turístico badalado esconde grandes pérolas que muitos turistas sequer ouvem falar. Na Flórida, enquanto os holofotes acabam ficando com Orlando e Miami, lugares incríveis acabam ficando em segundo plano. Um bom exemplo disso é a região de Clearwater e Saint Petersburg (St. Pete, para os íntimos).

Localizada em uma península entre a Baía de Tampa e o Golfo do México, este pedacinho encantador do estado americano é um irresistível convite para quem ama estar em meio à natureza, mas também não abre mão das comodidades da cidade. São 56 km de praias e muitas opções de lazer.

Quem é do mar, vai gostar de saber que, St. Pete/Clearwater é o único destino nos Estados Unidos que já teve duas praias no mesmo Top 10 Traveler’s Choice do TripAdvisor, prêmio que tem como base avaliações de milhões de viajantes. São elas, a agitada Clearwater Beach e a tranquila St. Pete Beach. Clearwater Beach também já esteve no ranking como a única praia dos EUA entre 25 melhores do mundo. Ou seja: se você gosta de frequentar ótimas praias, seu lugar é aqui!

St. Pete/Clearwater é um destino versátil com atrações tanto para quem viaja com a família, com amigos ou em casal. É possível praticar esportes aquáticos, pescar, fazer passeios a barco, curtir o agitado calçadão repletos de bares com música ao vivo durante a noite, comer e aproveitar também para bater perna sem uma programação pré-definida. Durante esses tipos de andanças, muitas vezes é quando encontramos os melhores cafés e lugares mais interessantes das viagens. Dica: Não perca o incrível pôr do sol de um dos píeres que ficam espalhados pelas praias.

Já se o assunto é fazer compras, não pense que os melhores estabelecimentos se limitam à Orlando e Miami. A região também possui vários centros comerciais como o Westfield Countryside Mall em Clearwater que possui lojas como JCPenney e Forever21, o Tyrone Square Mall em St. Pete com lojas como H&M e Macy’s e, na vizinha Tampa, o International Plaza – cheio de lojas sofisticadas e o Ellenton Premium Outlets repleto de pechinchas.

Inspiração debaixo d’água para adultos e crianças

Um passeio divertido e bastante interessante para se fazer, especialmente na companhia de crianças, é uma visita ao Clearwater Marine Aquarium (CMA). O local não se trata de um aquário típico, mas sim um centro de resgate e reabilitação de animais marítimos sem fins lucrativos. Muito educativa, a instituição conscientiza os pequenos sobre a importância da vida marinha com tours guiadas, exibições interativas e histórias inspiradoras de superação dos animais resgatados que residem no local.

Uma delas é Winter, um golfinho fêmea que mora permanentemente no aquário. Sua história de superação inspirou a produção de dois filmes nos quais ela é a protagonista: Winter, O Golfinho – 2011 e Winter, O Golfinho 2 – 2014. Os dois filmes foram filmados no CMA e nos arredores de St. Pete/Clearwater. Parte do cenário utilizado nas gravações ainda permanece no local e é aberto à visitação.

Winter foi resgatada na Costa da Flórida, após ser encontrada presa em uma armadilha para caranguejos. Ela foi levada para o CMA, mas após tentativas exaustivas da equipe de veterinários ela perdeu sua cauda e duas vértebras por conta dos graves ferimentos que sofreu. Com muito treinamento, Winter aprendeu a nadar novamente, a se alimentar sozinha e voltou a ser um golfinho alegre e brincalhão. Ela ganhou uma cauda protética e se tornou o primeiro golfinho no mundo a possuir este tipo de prótese.

O CMA cuida dos animais e os reintroduz à natureza. Isso só não acontece caso o animal possua algum ferimento ou incapacidade que impossibilite seu retorno ao seu habitat natural. Assim ele se torna um animal residente do aquário. Atualmente, o CMA também possui dois outros golfinhos resgatados que são residentes permanentes: Hope e Nicholas.

Lontras, arraias, tubarões, tartarugas, cavalos-marinhos, pelicanos e outros animais também recebem cuidados na instituição que tem como missão lutar pela preservação da vida marinha.

Mais informações: seewinter.com

Surrealismo espanhol na Flórida

Encontrar museus renomados em grandes cidades do mundo como Londres ou Nova York não chega a ser nada impressionante. Mas se deparar com um museu inteirinho dedicado ao maior pintor surrealista do mundo em St. Pete chama bastante atenção e é algo absolutamente imperdível! Principalmente por um detalhe: O Dalí Museum guarda a maior coleção de quadros do artista espanhol fora da Europa.

São pinturas a óleo, esculturas, aquarelas, desenhos, fotografias e documentos. O acervo é tão impressionante que com frequência é emprestado para mostras sobre Dalí ao redor do mundo.

Antes mesmo de entrar, o visitante já se depara com uma obra de arte do lado de fora. O prédio do museu tem aproximadamente 6.175 m² de estrutura e está localizado à beira-mar de St. Petersburg. A estrutura formada por 900 triângulos de vidro, se estende do chão ao teto e já é um verdadeiro convite a mergulhar no criativo mundo do artista.

Ainda na parte externa, um banco de jardim faz uma referência a uma de suas mais famosas obras, o quadro ‘A Persistência da Memória’ que retrata relógios derretendo em um ambiente paisagístico. Do lado de dentro é possível ver o quadro ‘A Desintegração da Persistência da Memória’, sua obra companheira, que de certa forma faz uma crítica à original.

Na parte interna, uma escada em espiral de concreto que imita uma hélice vai distribuindo os visitantes pelo museu. Quadros imperdíveis como ‘Mercado de Escravos com o Busto de Voltaire Desaparecendo’, ‘Velhice, Adolescência e Infância (As Três Idades)’, ‘O Toureiro Alucinógeno’, ‘A Descoberta da América por Cristóvão Colombo’, ‘O Conselho Ecumênico e ‘Galacidalacidesoxiribunucleicacid’ são algumas das obras expostas no museu.

Divulgação

Para finalizar o passeio, dê uma passada na loja de presentes do local. Você vai encontrar de ímãs de geladeiras e camisetas a guarda-chuvas, xícaras de café e agendas. Tudo muito estiloso, diferente e, infelizmente, caro. Mas vale a visita, principalmente, porque sempre é possível encontrar alguma pechincha escondida.

Mais informações: thedali.org

A jornalista Tuka Pereira viajou a convite do Visit Florida em uma parceria com a Visit St. Petersburg/Clearwater. Seu seguro-viagem foi garantido pela Global Travel Assistance.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *