Estados Unidos

O sorvete mais gostoso de Nova York fica em uma portinha em Chinatown

Matéria escrita por Tuka Pereira para o Hypeness

Verão em Nova York não é para os fracos, pois o calor sufocante não dá trégua e incomoda até mesmo nós brasileiros que somos tão acostumados com o clima quente. Mas uma vez que você está na Big Apple se sentindo como se estivesse em algum país africano devido ao sol incessante (que só se põe por volta das 20h), o jeito é encontrar maneiras de aproveitar.

Como nem só litros de água e suco saciam a sede e amenizam o calorão, fui em busca de uma tal sorveteria em Chinatown que está dando o que falar na cidade. De tanto ver fotografias na internet dos incríveis sorvetes servidos no local, ficar com água na boca e contar os minutos para experimentar aquelas delícias, confesso, criei bastante expectativa e explico meus motivos.

Residente de São Paulo e, portanto, acostumada com o ‘raio gourmetizador’ presente em muitos estabelecimentos da capital paulista, cheguei ao Eggloo esperando encontrar uma maxi-sorveteria repleta de mesas, com decoração perfeita, super organizada e afins.

Ao invés disso, me deparei com uma portinha discreta em frente ao Columbus Park – local repleto de velhinhos chineses jogando xadrez – e localizada em uma tranquila ruazinha do bairro. Se me decepcionei? Claro que não! A constatação de que se tratava de um estabelecimento pequeno e simples me deixou ainda mais animada para conhecê-lo, pois como sabemos, de lugares gigantescos e sem personalidade as grandes cidades do mundo já estão cheias. Nova York então…

Ao entrar no lugar encontrei um espaço minúsculo, sem mesas e com poucos bancos que acomodam os clientes em um balcão em frente à janela do estabelecimento. Na fila, esperando atendimento, umas seis pessoas conversavam animadamente. Quando perguntei qual era o segredo do lugar, me responderam em uníssono: “Experimente e saberá”.

Depois desta ‘ordem’ me posicionei na fila para aguardar a minha vez. Enquanto isso, mais e mais pessoas foram chegando e confirmaram o que eu já imaginava: aquela é mesmo uma das sorveterias preferidas do momento na cidade.

A especialidade da casa é um sorvetão que, ao invés da tradicional casquinha, possui um waffle que encobre o sorvete. E não se trata de um waflle à moda americana, mas à chinesa.

Nosso waffle é inspirado num lanche de rua comumente servido em Hong Kong e chamado Gai Daan Jai (que significa “pequenos ovos” em chinês). Ao contrário do waffle tradicional, os waffles de Hong Kong usam uma massa líquida à base de ovos e são formados por unidades esféricas individuais com exterior crocante e um interior suave”, explicou Michael Tan, um dos donos da sorveteria.

Claro que ouvir alguém falar a respeito da própria comida pode parecer suspeito e apenas por isso decidi tirar minhas próprias conclusões. E eis que Tan não apenas disse a verdade, como ainda deixou para que eu mesma percebesse o principal detalhe: nunca comi sorvete mais gostoso na vida. E olha: sou praticamente uma profissional como degustadora de sorvetes.

A Eggloo serve três opções de sabores de waffle – tradicional, chá verde e chocolate – e quatro sabores de sorvete: cheesecake de morango, baunilha, chá verde e chocolate. Para os chamados ‘toppings’ é possível escolher entre 11 opções (morango, M&M, amêndoas, entre outras) – e pedir quantos quiser: Ou seja, se você quiser todas as 11 possibilidades, peça sem a menor vergonha. Bem, faça o que falo e não o que faço: eu pedi apenas três toppings, pois fiquei acanhada. Também optei pelo sabor menos audacioso de waffle, o tradicional, e escolhi dois sabores de sorvete: cheesecake de morango e baunilha.

O que posso dizer, né? “I’m just a small town girl” que curte as coisas boas, porém simples da vida.

Só depois de comer a especialidade da casa que custa 8 dólares, pude perceber que o lugar estava completamente lotado. Fui então falar com um grupo de lindas ‘mean girls’. Todas estavam preocupadas em fotografar o sorvete e compartilhar nas redes sociais para ostentar aquela delícia e fazer inveja nazinimigas. “Este é o melhor sorvete da cidade e o lugar está realmente muito na moda. Adoramos vir aqui”, me contou uma delas.

Além do sorvete servido no cone de waffle, outro sucesso da casa é o Sunday também acompanhado por waffle e sorvete. Ou seja: se está com viagem marcada para NY já vá fazendo um regiminho para comer sem peso na consciência. Quem avisa, amigo é!

Eggloo
60 Mulberry Street – New York, New York
De domingo a quinta de 12h às 22h / de sexta a sábado de 12h às 23h

Todas as fotos © Tuka Pereira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *